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Professor do ensino fundamentale e aluno de Licenciatura em Educação do Campo pela IFPA 2009, Campus Bragança.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

"CONTEXTO HISTÓRICO DA COMUNIDADE DE BACURITEUA”


       
ESTADO DO PARÁ
PREFEITURA DE BRAGANÇA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EMEF RAIMUNDO MARTINS FILHO
RODOVIA BRAGANÇA – AJURUTEUA S/N BACURITEUA
CNPJ: 15120139


PROFESSORES: LUIS CARLOS DE ARAÚJO GOMES
SÉRIES: 3º E 4º ANO/9 2º TURNO














PROJETO
"CONTEXTO HISTÓRICO DA COMUNIDADE DE BACURITEUA”

 
 
                  










                                                      BRAGANÇA- PA
NOVEMBRO-2011
JUSTIFICATIVA

A história de uma comunidade pode ser contada por meio das imagens que ela transmite, por meio da ocupação de seus espaços e também pelo uso de fontes vivas, através do depoimento de antigos moradores, como forma de conhecer a história da comunidade desde sua formação até os dias atuais, relacionando essas informações a outras (a partir de fotos e textos escritos) permite ampliar a visão dos alunos de que conhecer a história de lugares que significativos em nossa vida permite reconhecer que somos parte dessa história. Além disso, aprofundam os conhecimentos já construídos a respeito das mudanças que ocorreram na comunidade, em função dos avanços tecnológicos, do modo como os agrupamentos humanos ocuparam o espaço, das necessidades e anseios das pessoas para responder a diferentes demandas.
 Conhecer as mudanças relacioná-las ao momento em que ocorreram identificar algumas de suas causas é também perceber como a história interfere em nossas vidas; Seja uma pesquisa histórica, reconhecendo a importância de tais depoimentos e seus autores. A partir dessas fontes, temos a possibilidade de uma dimensão mais humana e afetiva na compreensão das diversas mudanças ocorridas através do tempo no espaço que nos rodeia. Gallian (1991-92), afirma que:
 O valor da memória não está naquilo que o narrador possa esclarecer e informar (...) mas antes naquilo que ele pode transmitir como experiência vivida e revivida, como realidade subjetiva e única, como sabedoria, como ‘aura’.
Partindo desse pressuposto a EMEF Raimundo Martins Filho percebeu a necessidade de resgatar a história da comunidade através da exposição de trabalhos dos alunos e professores da referida escola na III EPERMAF (Exposição Pedagógica da Escola Raimundo Martins Filho).

Objetivo Geral
Proporcionar ao educando o conhecimento da história da comunidade, fortalecendo sua identidade e reconhecendo-se enquanto ser social e histórico no meio em que está inserido.
Específicos:
·         Buscar novas formas de adequar o processo ensino-aprendizagem, aproximando a pesquisa histórica da comunidade, na qual estão inseridos os alunos que são públicos-alvo deste projeto;
·         Tornar acessível, aos alunos envolvidos no projeto, os instrumentos utilizados e a leitura crítica de imagens e textos;
·         Propiciar o fortalecimento da identidade cultural individual e coletiva, reforçando o sentimento de pertença e auto-estima;
·         Promover o senso de responsabilidade e de cidadania através da valorização da história local;
·         Incentivar a pesquisa, levantamento de dados e a produção sobre a história da comunidade;
·         Compreender como ocorreu o desenvolvimento da comunidade desde sua origem até os dias atuais;

PÚBLICO ALVO: Alunos do 3° e 4° ano/9.
PERÍODO DE EXECUÇÃO: Mês de novembro (01 a 18 /11 /2011)
METODOLOGIA
Baseado nas situações propostas para a realização da III EXPOSIÇÃO PEDAGÓGICA da Escola Raimundo Martins Filho o projeto “Contexto Histórico da Comunidade Bacuriteua”, acontecerá no período de 01 a 18 de novembro de 2011, com as seguintes intervenções didáticas:
• Aplicação de um questionário a ser trabalhado com moradores antigos da comunidade, em parceria com alunos do 3° e 4°ano/9;

• Organização de equipes de alunos dispostos a se envolver seriamente com o trabalho para contribuir na realização das pesquisas;

• Análise e interpretação dos dados coletados;

• Coleta de fotografias atuais;

• Construção de textos baseados nas pesquisas realizadas;

• Construção de uma televisão manual contextualizando o cotidiano da comunidadede como era e como está hoje;

• Construção de uma paródia ressaltando a historia da comunidade;

.Exposição da história da comunidade pelos alunos através da televisão manual e da paródia.

RECURSOS:
Humanos
  • Comunidade escolar e local.
Materiais
  • Papéis diversos, EVA, TNT, livros, canetas, lápis comum e colorido, máquina digital, tesoura, cola, computador, impressora, caixa amplificada, microfone, CD, TV, DVD...
  •  
CRONOGRAMA
Atividades desenvolvidas e a desenvolver
Mês de novembro
1-Reunião pedagógica;
Dia 01
2-Pesquisa de campo;
Dias 03 e 04
3- Construção do projeto;
Dias 05 e 07
4- Entrega do projeto escrito para a coord. Pedagógica;
Dia 08
5- Inícios das atividades propostas em sala de aula;
Dia 08
6- Desenvolvimento Metodológico;
De 07 a 17
7- Culminância do Projeto.
Dia 18

Avaliação
          O processo avaliativo terá como base a participação de todos os alunos da classe nas atividades propostas pelo professor. Serão avaliados de forma contínua, através de registros de observação quanto à participação, interesse e conclusão das atividades orais e escritas; práticas individuais e coletivas. Prevalecerão os aspectos qualitativos pelos quantitativos.

Referência
GALLIAN, D. M. C. “O historiador como inquisidor ou como antropólogo? Um questionamento para os ‘historiadores orais’”. In: Revista de História, FFLCH-USP, São Paulo.

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